ERPI

ERPI

O Centro Social Paroquial da Ilha na ERPI assegura a prestação dos seguintes serviços, incluídos na mensalidade:

  • Alojamento;
  • Vigilância e apoio 24 horas por dia, durante a sua permanência no lar;
  • Alimentação (pequeno almoço, almoço, lanche, jantar e reforço alimentar ao deitar);
  • Cuidados de higiene e conforto pessoal;
  • Lavagem e tratamento de roupas, pessoal e de camas;
  • Cuidados de limpeza e arrumação dos espaços físicos;
  • Atividades de animação, convívio, ocupação e lazer que favoreçam a situação do cliente;
  • Apoio / acompanhamento psicossocial;
  • Cuidados médicos e de enfermagem, assegurados pelo médico e enfermeiro da instituição e dentro da instituição.
  • O Centro Social Paroquial da Ilha pode ainda, desde que haja meios que o permitam, e indisponibilidade ou ausência da família, prestar os seguintes serviços complementares, não incluídos na mensalidade:
  • Acompanhamento a cuidados de saúde no exterior, sempre que se justifique;
  • Cabeleireiro
  • ERPI – Segunda a Domingo (24H)

Inscrição ERPI

8 + 11 =

Serviços Prestados e Atividades

A ERPI é destinada ao alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, para pessoas idosas ou outras situações de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia, dirigido a pessoas com 65 anos ou mais, ou de idade inferior em condições excecionais, a considerar caso a caso.

1. O Centro Social Paroquial da Ilha na ERPI assegura a prestação dos seguintes serviços, incluídos na mensalidade:

a) Alojamento;

b) Vigilância e apoio 24 horas por dia, durante a sua permanência no lar;

c) Alimentação (pequeno almoço, almoço, lanche, jantar e reforço alimentar ao deitar);

d) Cuidados de higiene e conforto pessoal;

e) Lavagem e tratamento de roupas, pessoal e de camas;

f) Cuidados de limpeza e arrumação dos espaços físicos;

g) Atividades de animação, convívio, ocupação e lazer que favoreçam a situação do cliente;

h) Apoio / acompanhamento psicossocial;

i) Cuidados médicos e de enfermagem, assegurados pelo médico e enfermeiro da instituição e dentro da instituição.

2. O Centro Social Paroquial da Ilha pode ainda, desde que haja meios que o permitam, e indisponibilidade ou ausência da família, prestar os seguintes serviços complementares, não incluídos na mensalidade:

a) Acompanhamento a cuidados de saúde no exterior, sempre que se justifique;

b) Cabeleireiro.

Funcionamento

1. A ERPI não encerra para férias, funcionando ininterruptamente, 24 horas por dia, durante todos os dias do ano.

2. O horário de funcionamento da secretaria é de segunda a sexta feira das 10.00 h às 13.00 h e das 14.00 h às 18.30 h.

3. Atendimento da Diretora Técnica:

a. Segunda – feira – das 10.30h às 12.30h;

b. Quarta – feira – das 10.30h às 12.30h;

c. Sexta – feira – das 10.30h às 12.30h;

Acolhimento De Novos Clientes

O Acolhimento dos novos clientes rege-se pelos seguintes critérios:

1. Gerir, adequar e monitorizar os primeiros serviços prestados ao cliente;

2. Prestar esclarecimentos em caso de necessidade e avaliar as suas reações;

3. Caso existam, elaborar o inventário de bens do cliente através do preenchimento da lista de pertences;

4. Evidenciar a importância da participação das pessoas próximas do cliente nas atividades desenvolvidas;

5. Recordar regras de funcionamento da resposta social em questão, assim como, os direitos e deveres de ambas as partes e as responsabilidades de todos os intervenientes na prestação do serviço;

6. Desenvolver, observar e aprofundar alguns aspetos da Entrevista de Avaliação Diagnóstica, completando ou alterando, sempre que necessário, o conteúdo da Ficha de Avaliação Diagnóstica;

7. Elaborar o relatório final após 30 dias, sobre o processo de integração e adaptação do cliente, que será posteriormente arquivado no seu Processo Individual;

8. Realizar, em caso de inadaptação uma avaliação do programa de acolhimento inicial identificando os indicadores que conduziram à inadaptação e procurar superá-los, estabelecendo, se oportuno, novos objetivos de intervenção. Se a inadaptação persistir deve ser dada ao cliente a possibilidade de rescindir o contrato.

Instalações

1. Esta ERPI está sedeada na Rua da Pré Primária, nº 2, 3105-117 Ilha, e as suas Instalações são compostas por:

a) Armazém

b) Quartos duplos;

c) Quartos individuais (3º piso);

d) Um quarto triplo;

e) Sala de refeições;

f) Cozinha;

g) Ginásio;

h) Lavandaria/Rouparia;

i) Salas de estar;

j) Salas de atividades;

k) Sala de visita;

l) Diversas casas de banho;

m) Cabeleireiro;

n) Um hall de entrada;

o) Gabinete médico;

p) Gabinete de enfermagem;

q) Sala do vigilante;

r) Arrumos;

s) Instalações para o pessoal.

2. Instalações que são comuns a outras Respostas Sociais da Instituição: Instalações reservadas aos clientes:

a) Secretaria;

b) Gabinetes de atendimento técnico;

c) Gabinete médico e de enfermagem;

d) Salas de convívio e de atividades;

e) Instalações sanitárias;

f) Espaço exterior com espaço de lazer.

Instalações reservadas aos colaboradores:

a) Cozinha;

b) Lavandaria/ rouparia;

c) Vestiário;

d) Armazém / despensa;

e) Instalações sanitárias dos colaboradores.